quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Milagroso! América-RN goleia e elimina o Fluminense em pleno Maracanã


Milagroso! América-RN goleia e elimina o Fluminense em pleno Maracanã

ESPN.com.br


Foi daqueles jogos para a história do América-RN. 3 a 0 contra no primeiro jogo diante do Fluminense. Mas, em pleno Maracanã, de maneira heroica, o time venceu o Tricolor por 5 a 2, com um gol de Rodrigo Pimpão aos 45 minutos do segundo tempo, e conseguiu um verdadeiro milagre com a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.


Cristóvão Borges poupou apenas dois titulares no jogo, mesmo com a vantagem de 3 a 0. Fred e Chiquinho entraram nas vagas de Conca e Wagner. Gum, lesionado após romper ligamentos no tornozelo direito, e Henrique, que sofria de dores no joelho esquerdo, deram lugar a Elivélton e Fabrício. 
O jogo
Frio, chuva fina e ampla vantagem tricolor no confronto. Os componentes encomendavam um jogo morno no Maracanã, sem grandes emoções. E até que de saída esse foi o panorama.
Mesmo com oito titulares em campo, o Fluminense iniciou tentando surpreender. Bruno foi à ponta direita com três minutos, fez boa jogada e cruzou para a área. No carrinho, Chiquinho quase abriu o placar, mas a zaga afastou.
Fred, novamente com chance entre os titulares, tentava se movimentar. Era uma data especial. 200 jogos com a camisa do Fluminense, que veste desde 2009. Os companheiros até o procuravam, mas sem maiores chances. Aí veio a surpresa.
Aos 16 minutos, Marcelinho aproveitou um rebote e limpou dois adversários e chutou no meio do gol. Cavalieri tentou a defesa com uma só mão, mas a bola passou e tremulou a rede. América-RN 1 a 0.
A vantagem tricolor ainda era bem confortável, mas cautela e canja de galinha não fazem mal. O time, então, acelerou o jogo para evitar maior prejuízo. E foi aquecendo com um chute de Cícero, aos 28 minutos. Mas a maior qualidade tricolor falou alto.
Aos 31 minutos, Fred renasceu. Cícero avançou pelo lado direito e deu toque para Fred, dentro da área. Com categoria, o artilheiro tocou na saída de Fernando Henrique e fez seu primeiro gol após a Copa do Mundo. 1 a 1 no Maracanã.
Tudo, então, certo para os poucos torcedores que enfrentavam a chuva que já deixara de ser fina àquela altura. Fred, dois minutos depois, teve nova chance ao receber bola de Chiquinho na entrada da área, pela direita, mas o chute saiu por cima. Não fez falta.
Isto porque, aos 36 minutos, a virada tricolor chegara. Fred, no lado esquerdo, cruzou para a área, Chiquinho completou para o gol e Fernando Henrique defendeu parcialmente. No rebote, Cícero tocou com tranquilidade, no canto direito, para o fundo do gol. Vira, vira. 2 a 1 Fluminense. Minutos depois, um susto. Fred chocou o joelho contra Max e caiu urrando de dor. Mas voltou a campo mancando. Assim, sob dúvidas, ele desceu para o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, Cristóvão Borges resolveu não arriscar. Fred ficou no vestiário e Walter voltou em seu lugar. No América-RN, Rodrigo Pimpão, ex-Vasco, e Val, ex-Flamengo, entraram nos lugares de Jeferson e Thiago Dutra.
Com quatro minutos, mais um susto para o Fluminense. Max recebeu bola de Andrezinho, ganhou na corrida de Eilvélton e tocou na saída de Cavalieri. 2 a 2, logo de cara.
O América-RN se mostrava mais organizado e até mesmo mais interessado na partida. Aos 14 minutos, Pimpão entrou na área e só não ampliou por boa defesa de Cavalieri. Aos 15 miutos, Max assustou de cabeça. Cristóvão, então, resolveu mudar.
Conca, cérebro tricolor, deixou o conforto do banco para a saída de Rafael Sobis. Max, do outro lado, saiu de campo para a entrada de Alfredo. Continuou melhor para o América-RN. O time foi chegando, chegando...e chegou.
Aos 30 minutos, Marcelinho lançou Alfredo, que aproveitou a falha de Cavalieri na saída e tocou para o fundo do gol. 3 a 2 América-RN. A pressão continuava. Aos 33 minutos, Márcio Passos perdeu gol feito de cabeça na entrada da área. Até que, aos 37 minutos, o caldeirão ferveu de fez. Márcio Passos, de novo, cabecou, mas dessa vez na trave. No rebote, Alfredo, mais uma vez, tocou para o fundo do gol tricolor. 4 a 2.
Apena mais um gol classificaria o América-RN para as oitavas de final. O Fluminense, vaiado pela torcida, tentava se segurar. Aos 41 minutos do segundo tempo, a zaga tricolor falhou de novo, em furada, e Rodrigo Pimpão, por pouco não fez o gol. Mas, aos 45 minutos, veio o milagre.
Alfredo foi lançado na área, ganhou na corrida, mas acabou desarmado por Jean dentro da área. A bola, no entanto, sobrou para Rodrigo Pimpão, que tocou para o fundo da rede de Cavalieri. Heroico, histórico. O América-RN escreveu um dos grandes capítulos do novo Maracanã.

FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE 2 X 5 AMÉRICA-RN
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de agosto de 2014 (Quarta-feira)
Horário: 22h(de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Nadine Schramm Bastos (SC) e Angelo Rudimar Bechi (SC)
Público e renda: 4.355 pagantes / 4.748 presentes / R$ 80.400,00 
Gols: Marcelinho (AME), aos 16 minutos, Fred (FLU), 31 minutos e Cícero (FLU), aos 6 minutos do primeiro tempo; Max (AME), aos quatro minutos, Alfredo (AME), aos 30 minutos e aos 37 minutos e Rodrigo Pimpão (AME), aos 45 minutos do segundo tempo.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Elivelton, Fabrício e Carlinhos; Diguinho, Valencia, Cícero e Chiquiho; Rafael Sobis (Conca) e Fred (Walter)
Técnico: Cristóvão Borges
AMÉRICA-RN: Fernando Henrique; Marcelinho, Cleber, Lázaro e Paulo Henrique; Tiago Dutra (Val), Andrezinho, Jeferson (Rodrigo Pimpão) e Arthur Henrique; Max (Alfredo)
Técnico: Oliveira Canindé
Fonte: ESPN