segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

CLÁSSICOS, ONDE SE DECIDE?.

Esta semana dois clássicos me chamaram a atenção, Palmeiras x Corinthians e Náutico x Sport.
Li muitas coisas a respeito, vi muitas coisas que poderia definir estes jogos ou mesmo o porque do tal resultado.
Eu não venho aqui falar de postura tática e tão pouco porcentagem de posse de bola, e sim falar, da importância da eficiência em jogos destes porte.
Todo mundo sabe que clássicos de define no detalhe nem sempre a melhor equipe vence, clássico é a eficiência no detalhe, ambos os jogos foram definidos relativamentre com lances inusitados, (falhas), como relatei anteriormente não venho falar que a equipe A foi melhor que a equipe B, e sim mostrar como o foco, pode fazer a diferença.
Sempre procuro falar para os meus atletas sobre  foco e eficiência, duas palavras que tem que andar lado a lado.
Em um momento de descuido da zaga do Palmeiras Victor Hugo que recuou mal a bola onde Petros em velocidade teve a tranquilidade para tocar para Danilo, que por sua vez teve a tranquilidade e eficiência para fazer o único gol da partida que deu a vitória ao Corinthians, 
No jogo do Náutico x Sport o ataque do Sport entra tocando a bola sem nenhuma intervenção o jogador Diego Sousa fica livre chuta forte, Julio Cesar faz uma grande defesa porém a bola sobra na marca do pênalti sozinha para um atacante Danilo do Sport que tentou o chute duas vezes mal finalizado e a zaga do Náutico não consegue afastar, onde a bola sobra dentro da pequena área sozinha para o Samuel. Neste lance um conjunto da falhas defensivas por parte do Náutico, falhas ofensiva por parte do Sport, porém a eficiência do bom atacante Samuel, faz o único gol do jogo.
Os detalhes fazem a diferença no futebol, principalmente nos clássicos onde tudo se nivela, tudo fica igual, muitas vezes quem tem mais recurso se nivela com o que tem menos e assim faz um jogo que um erro pode ser fatal.
Não estou aqui para dizer que o Corinthians e o Sport foram melhores que o Palmeiras e o Náutico, mas confirmo que no meu ponto de vista o Corinthians e Sport foram mais eficiente.
O resultados dos jogos poderia ser diferente? Sim, com certeza, a final bastava que estas falhas não tivessem acontecido, ou seja, a eficiente dos derrotados fossem melhores das dos que venceram, porque ambas as equipes tiveram suas falhas e suas oportunidade de gols.