quinta-feira, 12 de março de 2015

Chelsea 2x2 PSG, falar o que?



Ouvir muitas coisas desde o dia de ontem em relação ao jogo de ontem, aliás ao grande jogo.
Além de um grande jogo mais uma aula para quem gosta de analisar futebol.
Se torna até repetitivo em falar da entrega dos jogadores no comprimento da postura tática de sua equipe.
Ver o que os jogadores do PSG fizeram em campo, com certeza foi impressionante, pois, jogar com um jogador a menos e obter um bom resultado, com certeza não é novidade e exclusiva do PSG, mas, segurar o poderio do Chelsea, jogando em casa, diante de sua torcida, torna esse feito mais impressionante.
A postura tática apresentada, com 3 volantes, deu uma consistência a equipe no meio de campo.
Ver jogadores do nível do Cavani, e do próprio Zlatan Ibrahimovi´c voltando para dar combate no setor defensivo, sem deixar a linha defensiva do Chelsea sair para o jogo, sempre jogando atrás da linha da bola, explorando a qualidade técnica e velocidade jogando nos contra ataque, ambas as equipes, procuraram obter a posse de bola, porém o jogo apresentado pelo PSG com muita marcação não deixava as ultrapassagens extrema do Chelsea ser executada com facilidade, sempre havia dois combates seja qual fosse o extremo.
Foi um jogo com pouca finalização, porém muito movimentado, a postura do PSG devido a expulsão foi sacrificado, pois começou a ceder os espaços no campo adversário, e com isso começou a correr perigo em deixar a equipe entrar em seu campo, mas com muita marcação não abria o meio de campo.
Ver o quanto os jogadores Brasileiros evoluíram jogando no futebol Europeu, não a sua qualidade técnica que isso já é nosso, mas, a entrega no contexto tático.
Falando um pouco sobre os gols, vimos que foram todos oriundos de bolas paradas fundamento muito utilizado no futebol moderno, gols de entrega, gols com determinação.
O PSG foi valente, determinado, jogo desse nível o detalhe faz a diferença, e neste não foi diferente, jogo com poucas oportunidades, mas as que tiveram foram determinantes.
Tenho certeza que alguns vão dizer que Mourinho foi incompetente, que o Chelsea com um jogador a mais não poderia ter perdido a classificação diante de sua torcida, que o treinador é fraco ou algo semelhante.
Pois comete um grande erro, primeiro porque Mourinho é um grande treinador vencedor por onde passou e segundo erro é não reconhecer a postura tática do PSG executada com muita entrega por seus jogadores, pois isso não é algo do acaso, sorte ou coisa assim, é muito trabalho, exaustivamente trabalho pelo competente Laurent Blanc,
Tenho certeza que qualquer uma das equipes seria um grande representante para a próxima fase, pois foram duas grandes equipes que fizeram um grande jogo.
Parabéns a parte física e fisiológica destas equipes que suportaram todo o jogo e mais a prorrogação inteiros suportando valentemente cada espaço do campo.