segunda-feira, 2 de março de 2015

Futebol está cansativo de se analisar? ou o nosso futebol está atrasado?

Futebol diferenciado mesmo, todas as vezes que eu vejo os jogos das grandes Ligas Europeias tenho a certeza que temos algumas coisas a melhorar.
Desde de dentro de campo como fora dele, seja na forma de atuar, como posicionar, seja na entrega de todos que entram em campo como daqueles que trabalham fora dele.
A cada jogo me encanto mais da postura tática, do futebol europeu, mas não postura por si só, mas a entrega para que este esquema tático dê resultado.
Seja o esquema, 4x2x3x1, 4x3x3, 4x1x4x1, seja qual for o utilizado, o comprometimento dos atletas para que o mesmo funcione é de impressionar
A variedades táticas dentro de um só jogo é algo constante dessas equipes, cada jogador tem a sua obrigação seja na parte ofensiva como defensiva.
Pois essas obrigações dão ao mesmo o poder de decisão coletiva.
Chegamos ao ponto de quando vamos analisar os jogos aqui no Brasil achamos os jogos cansativos.
Jogos truncados, lentos em suas saídas, jogos sem objetividades, são muitas coisas que deveremos repensar, mas enquanto isso, vemos os nossos craques saindo cada vez mais sedo e transformando muito jovens valores em futuras estrelas mundial.
Neste domingo assisti muito jogos sejam pela liga dos Campeões, Clássicos Pernambucano, Paulista, Carioca, Gaúcho, Paraibano, Cearense, Sergipano, por isso fico preocupado também sobre os estaduais a cada dia perdendo força e interesse de todas as partes, sejam do próprios torcedores e da imprensa no contexto geral, muitos dos jogos sem atrativos, sem grandes espetáculos, infelizmente os estaduais vem servindo apenas para derrubar treinadores, pois os mesmo não podem utilizar os estaduais como laboratório para as competições nacionais, pois os resultados ainda são o que move o futebol.
Sempre que acompanhamos os estaduais em sua grande maioria vemos clubes com posicionamentos ultrapassados, jogadores ainda sem uma postura de entrega tática, e não estou falando apenas de equipes chamadas pequenas.